Quem Somos
O Fórum Sindical Saúde, Trabalho e Direitos Humanos – DF e Região é uma construção coletiva nascida da urgência de transformar escuta em movimento, denúncia em mobilização e experiência vivida em ação política concreta. Somos um espaço permanente de articulação entre sindicatos, movimentos sociais, instituições públicas, universidades e comunidades, que reconhece no cuidado uma forma de luta — e na luta, uma prática profunda de cuidado.
Nos constituímos como resposta às múltiplas formas de precarização e violência que atravessam o mundo do trabalho e impactam diretamente a saúde, a dignidade e os direitos das trabalhadoras e trabalhadores. A partir de práticas territoriais, formações críticas e metodologias participativas, desenvolvemos ações de vigilância popular em saúde do trabalhador, com base em cartografias críticas, enquetes engajadas, educação popular e formação-ação contínua.
Mais do que um espaço técnico, o Fórum é território de escuta ativa, denúncia, formulação e reinvenção. Atuamos enraizados na realidade concreta dos que vivem o adoecimento e a exploração, reconhecendo que a saúde do trabalhador não se separa da luta por justiça social, da reconstrução do sentido do trabalho e do fortalecimento da democracia.
Somos inspirados pela Reforma Sanitária, pela tradição crítica da saúde coletiva e pela luta das trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade — dos bancários aos motoboys, das enfermeiras às profissionais da limpeza urbana, dos assentamentos à periferia do Sol Nascente. Nossas ações estão guiadas pela convicção de que o saber situado da classe trabalhadora é central para transformar os ambientes laborais em espaços de vínculo, criação, pertencimento e bem-estar.
Nosso compromisso é com uma vigilância em saúde feita com, por e a partir das trabalhadoras e trabalhadores, que transforme sofrimento em mobilização e invisibilidade em protagonismo. Defendemos o trabalho como prática livre, criativa e solidária — uma aposta radical e emancipatória na construção de uma sociedade mais justa, mais humana e profundamente democrática.
Executiva
Alberto Okada
Psicólogo CRP 01/25551
Instituto Humanos Sem Fronteiras
Amadeu Alvarenga
Bancário
Movimento Saúde


Cláudia d'Arede
Pesquisadora
Fiocruz DF


Conceição de M Costa
Bancária
CUT DF


Gisele Pozetti
Pesquisadora
Fiocruz DF


Jorge Mesquita H Machado
Sanitarista
Fiocruz DF


Jorge Henrique S S Filho
Enfermeiro
Sindicato dos Enfermeiros DF


Letícia Silva Alves
Pesquisadora
CUT DF
Lura Machado Costa
Psicóloga - CRP 01/19732
MST


Maíra Valério
Jornalista
--
Rafael Bastos
Funcionário Público
Ministério da Saúde
Thiago Sebastiano de Melo
Professor
UNB


Vanessa Sobreira
Bancária
Sindicato dos Bancários DF




